segunda-feira, 21 de abril de 2014

Casei e agora?Com quem mesmo eu casei?


“E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.” Gênesis 24.67

O casamento normalmente é um evento abençoador que cria uma nova família. Note que Isaque conheceu Rebeca no momento do seu casamento. Foi assim com você? Conversem sobre quanto tempo vocês levaram para se conhecer.

Alguns minutos após a marcha nupcial ter tocado, um sacerdote estende suas mãos sobre um casal, profere algumas palavras de bênção e como que num passe de mágica uma relação que foi construída ao longo de alguns meses ou mesmo alguns anos se materializa diante de um grupo de algumas testemunhas, poucas ou muitas.

Luiz e Melina já tinham passado por esse mistério de Deus chamado casamento. Eles tiveram um namoro tão apaixonado! Tudo parecia perfeito e assim o fora até o casamento. Quer dizer, eles continuavam muito felizes, mas tudo parecia esquisito de vez em quando. Às vezes parecia que Luiz havia se casado com o sogro, principalmente quando Melina resolvia determinar onde deveria ser o passeio. Parecia um general falando. Um lindo general de saias, mas ainda assim, um general mandão e determinado.

Por sua vez, Melina amava seu marido como nunca poderia amar ninguém, mas quando Luiz resolvia ter ataques de organização, a vontade que ela tinha era de gritar: “Eu casei com você, e não com seu pai! Por favor, você pode voltar ao normal?”.

Esse casal permaneceu feliz por toda a sua vida, e tiveram tantos filhos quantos Deus os deu. Por sinal, quando seu filho mais velho casou, de vez em quando ele ouvia de sua esposa algo parecido com: “Eu casei com você, e não com seu pai! Por favor, você pode voltar ao normal?”.


Como indivíduos nossa personalidade é formada ao longo de nossa infância e adolescência, recebendo influência das pessoas à nossa volta, em especial a nossa família. Apesar disso, somos seres únicos, que apesar dessas influências, chegam a um resultado singular. Mas como essa influência se manifesta no nosso casamento? Será que realmente conhecemos nosso cônjuge? Será que casamos com nossos sogros em vez de nosso cônjuge?

Você já se pegou tendo atitudes como as de um dos seus pais? E seu cônjuge? Você já se encontrou em situações que parecia estar casado com seus sogros?

Texto para Reflexão

“E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.” Gênesis 25:27-28

“E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.” Gênesis 37:3-4
Jacó (Israel) parece estar repetindo a atitude de alguém?

“mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:21-22
O que devemos fazer a respeito do comportamento de nossos pais?

Hora de se conhecerem melhor

1. Como é o relacionamento dos seus pais com vocês como casal?
2. Que comportamento dos pais, seu cônjuge mantém e que te desagrada?
3. Por sua vez, que exemplo dos pais você gostaria que seu cônjuge adotasse no casamento?
4. Você está disposto a mudar seu comportamento para fazer seu cônjuge Feliz? Lembre se que sua obrigação no relacionamento conjugal é fazer seu cônjuge feliz por Jesus.
5. Você já pensou o que seus filhos vão repetir de vocês?


Jailson & Mônica
Ministério de Família Amo você acima de tudo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui registrado a sua opinião sobre os conteúdos lidos nesse Blog.