domingo, 31 de agosto de 2014

DICAS PARA VENCER O CASAMENTO EM CRISE


Pr. Jailson & Missª. Mônica ( Terapeutas Familiar)



Casados há 26 anos, Tom Hanks e Rita Wilson são considerados um dos casais mais duradouros de Hollywood. Segundo o site da revista In Touch, no entanto, a relação dos atores estaria estremecida e o casal se separou por um mês.
Antes de passarem o mês de agosto juntos nas Ilhas Gregas, Tom e Rita atravessaram um período turbulento no casamento. "Eles estavam levando vidas separadas", afirmou um amigo do casal à publicação. Segundo ele, Rita ficou sozinha na mansão de US$ 26 milhões em que os dois moravam enquanto o marido foi para o Egito rodar seu novo filme.
"Embora eles cumpram tarefas sociais e caminhem juntos com o cachorro de estimação, estavam vivendo em casas separadas", disse a fonte. O casal, no entanto, decidiu investir na relação."Tom e Rita não são apenas marido e mulher, são melhores amigos. Vai precisar de muito para separar esses dois de verdade", opinou a fonte.
FONTE:http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2014/08/tom-hanks-enfrenta-crise-no-casamento-de-26-anos-diz-site.html – em 22/08/2014.


Casamento em crise não é sinal de falência matrimonial. É um estado de abalo conjugal que o casal deve estar preparado para passar. Relacionamento é uma coisa dinâmica, envolve duas pessoas e as pessoas mudam constantemente. Então, as crises são decorrentes desses inúmeros momentos de mudança que a vida nos apresenta. Há muitas CARACTERÍSTICAS que indicam que o seu relacionamento está azedo:

a)      Silêncio Não Casual: Viver no silêncio freqüentemente é um dos primeiros sinais de que nem tudo está bem no relacionamento. De repente você descobre que não há mais nada para dizer ou expressar ao outro. O silêncio forma uma atmosfera árida e sem amor, onde duas pessoas não têm nada para dividir. Você pode estar vivendo debaixo do mesmo teto que sua esposa e realizando deveres da rotina, mas ainda assim não têm nada a dizer um para o outro.

b)      Atitude amarga em relação ao passado: Se sua parceira parece amarga em relação ao passado e faz algum comentário sarcástico como “ele me agarrou” ou “eu cansei de dizer não a ele” diante de convidados, considere isso um dos sinais de que sua esposa está insatisfeita com o casamento. Memórias dos primeiros encontros e reuniões devem ser apreciadas em um casamento feliz e quando isso se torna amargo, é hora de fazer um balanço do que está errado.

c)  Brigas constantes pelas mesmas coisas do mesmo jeito: Se as discussões no seu relacionamento parecem ter empacado nas mesmas brigas repetidamente, é evidente que você está em um casamento em crise. A inabilidade de comunicar pensamentos e sentimentos de forma eficaz é freqüentemente o passo inicial em direção ao fim de um relacionamento.

d)      Ausência de intimidade: A intimidade é o ato que permite um homem e uma mulher se ligarem como casal. Apesar da ausência de sexo no casamento ser considerada uma bandeira vermelha grande. Esteja avisado se você notar que ambos pararam de se deitar no sofá juntos. Isso reflete uma distância física crescente entre os parceiros, que está intrinsecamente relacionada a uma brecha emocional que se alarga. Todo casamento é único, já que é um novo relacionamento feito pela junção de dois indivíduos únicos. Assim, suas forças e fraquezas, picos e personalidades estão fadados a serem diferentes de qualquer outro. Ainda assim, há sintomas comuns que podem ser avisos e se você encontrá-los no seu casamento, não perca mais tempo e resolva logo todas as questões pertinentes.

As Crises no casamento  acontece muitas vezes por desleixo, rotina e deterioração da vida conjugal. Leiam este história que reflete muita bem este argumento:

Lembro-me do Gilberto e da Cida. Acompanhei as suas vidas desde o início do casamento. Amavam-se muito. Gilberto, jovem advogado que achava lindíssima a sua "Cidinha", trabalhou muito e prosperou. Aconselhava-se espiritualmente comigo.

Depois de catorze anos de casamento, Gilberto disse-me um dia:

- O meu casamento entrou em crise. Morro de tédio e monotonia. Todos os dias, quando me levanto, vejo a Cida despenteada, sem se arrumar, horrorosa, com os pés enfiados nuns chinelos horríveis que não troca faz quinze anos, arrastando-se pelos corredores, cansada... Abro a porta do quarto e encontro as crianças, que já são adolescentes, discutindo, brigando... A minha casa parece um zoológico...

"Depois, chego ao escritório e encontro lá a Márcia, uma estagiária. O panorama muda da água para o vinho. Ela é encantadora. Acho que tem uma queda por mim... Aproxima-se, charmosa...: " O senhor parece cansado...; não quer que lhe traga uma aspirina com uma coca-cola?" E afasta-se com um andar cadenciado que me arrebata... Estou perdendo a cabeça... Em casa, sinto-me acorrentado... Tenho necessidade de libertar-me. Por que condenar-me à prisão de um amor que já morreu? O contraste entre a Márcia e a Cidinha é muito forte... Não sei, não... O que me aconselha?...

- Eu lhe daria quatro conselhos - respondi -, mas preciso antes que você me diga se está disposto a cumpri-los.
- Sempre aceitei e pratiquei os seus conselhos, e não é agora, neste momento crítico, que deixarei de segui-los! - O primeiro - prossegui -, é que mande embora a estagiária...

- Não! Isso não!!

- Prometeu seguir os meus conselhos... Ao menos, dê-lhe trinta dias de férias remuneradas...

- Isso sim, posso fazer...

- Em segundo lugar - acrescentei -, leve o seu filho mais velho à igreja em que você se casou, e, diante do altar e do sacrário onde você prometeu à Cida que a amaria até que a morte os separasse, diga ao seu filho que pensa trocar a mãe dele pela Márcia... Já imaginou o que lhe responderá esse seu filho, que lhe parece um "bicho do zoológico", mas que ama o pai mais do que tudo no mundo? Quer que lhe diga?: "Pai, esperaria qualquer coisa de você, menos que fizesse uma cachorrada dessas com a minha mãe"...

- O senhor está sendo duro demais - retrucou o meu amigo.

- Não. Pense que estou apenas adiantando o que, muito provavelmente, lhe dirá o seu filho...

"Terceiro conselho: olhe a Cida com outros olhos, como a mãe dos seus filhos, como aquela que perdeu a juventude e a beleza ao seu lado, que já fez o papel de enfermeira - quantos remédios ela já não lhe levou à cama! -, mãe e companheira amorosa; e, especialmente, recomendo que aprofunde mais na sua vida espiritual, que está muito desleixada: daí tirará forças. E, por último, antes de ter essa conversa com o seu filho, espere que eu fale com a Cida... Diga-lhe que marque uma hora comigo...

Veio a Cida, toda inocente, desarrumada, despenteada:

- Cida, por favor, arrume a "fachada" e... compre outros chinelos!

A Cida era inteligente. Foi ao cabeleireiro, comprou roupas novas, uns chinelos novos, tornou-se mais carinhosa com o Gilberto, preparou as "comidinhas" de que ele gostava... e terminou "reconquistando" o marido.

Quando a Márcia voltou de férias, o Gilberto dispensou-a sumariamente.
Hoje, Gilberto e Cida são muitos felizes. O filho mais velho formou-se em Medicina. Nem suspeita de nada. Continua adorando o pai, como os demais irmãos. Muitas vezes, penso o que teria acontecido a essa família se o Gilberto se tivesse deixado enfeitiçar pelo canto da sereia.
Fonte: "As crises conjugais", Rafael Llano Cifuentes, Editora Quadrante, São Paulo, 2001, pp.70-76

Este fato mencionado é apenas um retrato simplificado de alguns casamentos em crise. Mas Deus está voltado para sua família; Ele deseja abençoar e lançar doçura nas águas amargas; Ele quer transformar o azedume em uma grande limonada. Alguns casais se apressam em buscar a separação, pois em alguns casos esse problema parece não ter solução e começam a achar que um não serve mais para o outro. Quem você nos pergunte:
- Mas como superar essa crise?

Simples mudanças de atitude podem ser uma boa estratégia para superar uma crise conjugal. Pratiquem a compaixão e tentem se perdoar, não vale a pena guardar mágoa do seu companheiro. Mantenha-se sempre ciente de que todas as pessoas erram e que é preciso ser humilde o suficiente para reconhecer e pedir perdão pelos erros, mas que também é preciso estar com o coração aberto para poder perdoar e aceitar que o outro também erra. Afinal, ninguém é perfeito.

Por fim, a busca da convivência harmoniosa no casamento está em entender as diferenças entre os dois e tentar sempre chegar a um meio termo, onde ambos estejam ganhando. Um relacionamento em que um tenta tirar vantagem sobre o outro não é nada saudável.



Um caso bem brasileiro e recente foi a do jornalista William Bonner ( apresentador do Jornal Nacional) que estava nervosinho no lançamento da programação 2013 da Globo.Pois a sua esposa Fátima Bernardes fez menção que o seu relacionamento estava em crise. E a gota d'água aconteceu quando ela foi à sala de um dos diretores para dizer que não agüentava mais fazer o Jornal Nacional ao lado de seu tenso marido com o seu gênio forte. Esse comportamento a impediu de seguirem junto no mesmo programa; mas isso não foi motivo para romperem uma relação de 23 anos. Eles contam que tiveram apenas essa crise.           
Fonte http://entretenimento.r7.com/blogs/fabiola-reipert/bonner-aumenta-historia-sobre-crise-no-casamento-com-fatima-ber.
É importante lembrar que o casal precisa ser parceiros para resolver os problemas juntos, em vez de ficar um contra o outro. Se vocês já têm problemas externos que atrapalham a vida a dois, procurem evitar as brigas e discussões prolongadas.

Por isso a solução está em Deus e em suas mãos. Vençam juntos e essa crise sumirá.

Até o próximo estudo!






Um comentário:

  1. Muito boa essa mensagem reflexiva sobre Crise Conjugal; recomendo à todos os casais.

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrado a sua opinião sobre os conteúdos lidos nesse Blog.